Internacionalização

Em sendo um Programa de Pós-Graduação recente, avaliado pela CAPES no último quadriênio com nota 4 (padrão de qualidade nacional), desde a sua fundação o PPLIN se preocupa e busca se engajar em ações de internacionalização. Para tanto, dentre outros procedimentos e ações decorrentes, estabeleceu como uma das etapas de sua autoavaliação uma comissão para discutir e propor ações específicas para ampliar a já existente inserção do Programa no quesito internacionalização. Importante destacar que Internacionalização não mais se restringe a eventos formais, pois qualquer ação que promova interação direta com ambiente estrangeiro já se define como tal.

Diante dessa ampliação do quadro, verifica-se a urgência de cultivar uma política de internacionalização junto ao aluno desde a sua entrada. Trata-se, portanto, de construir uma postura mais profissional do que episódica, para que o programa não fique mobilizado somente pelas circunstâncias eventuais, pressionado pelos prazos dos editais e acordos, mas já venha se preparando gradualmente.

É de se destacar que hoje o PPLIN vem trabalhando no sentido de apresentar vários indicadores de internacionalização, conforme nossa listagem em construção. Já apresentamos alguns dos indicadores listados, como trabalhos gerados com contribuição internacional, e temos, inclusive, a meta de levar discentes ao exterior, pela importância de expor nossos alunos a outros ambientes científicos. Queremos consolidar o vínculo da internacionalização com a formação de recursos humanos, tornando visível o resultado da pesquisa, docência e extensão na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. 

Contato

Rua Francisco Portela, 1470, Patronato
CEP: 24.435-005, São Gonçalo, RJ

(21) 2728-7969

pplinuerj@gmail.com