Convênios

Acordo de Cooperação Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística - PPLIN / Unidade de Desenvolvimento Tecnológico - UDT/LABSEM

2017 - Atual

Descrição: O Acordo de Cooperação entre o PPLIN e a UDT LABSEM tem por objetivo estimular a atuação, em rede, com a finalidade de promover o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Pretende-se o aprimoramento das áreas dos Estudos de Língua e Linguísticos e dos Estudos Literários e de Literatura. Enquadram-se as seguintes ações: (i) formação contínua de pesquisadores, docentes e discentes; (ii) qualificação de pesquisadores, docentes e discentes em atividades de ensino, pesquisa e extensão, (iii) aprofundamento de reflexões em torno dos Estudos de Língua e Linguísticos e dos Estudos Literários e de Literatura.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Outra. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (24) . 

Integrantes: Marcos Luiz Wiedemer / Eloisa Porto Corrêa / Paulo César Silva de Oliveira / Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra / Darcília Marindir Pinto Simões  / Flavio García Queiroz de Melo.

Convênio – Tribunal da Justiça do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

2014 - Atual

Descrição: O Projeto de Extensão Letrajovem é desenvolvido em parceria estabelecida entre a Reitoria da UERJ e o Gabinete da Presidência do TJERJ desde 2014 e tem por objetivo a oferta de oficinas semanais de Leitura e Produção de Textos com duas horas de duração. O público alvo das oficinas, as quais atendem a uma média de 60 adolescentes, jovens e adultos por semestre, é constituído por participantes dos seguintes programas do Departamento de Sustentabilidade e Inclusão Social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro: Justiça Pelos Jovens (jovens, de 16 a 24 anos, que cometeram ato infracional); Jovens Mensageiros (jovens 18 a 24 anos oriundos de famílias de baixa renda e/ou em situação de risco social); Pais Trabalhando (pais e mães de famílias em risco social); Começar de Novo (egressos do sistema penitenciário). As oficinas Letrajovem, além de desenvolverem as capacidades linguísticas dos participantes, colaboram, dentro de um conjunto de ações, para sua inclusão social, cujos melhores indicadores são a baixíssima taxa de reincidência em crimes pelos egressos do JPJ (12%) e do CN (5%) e o sucesso na avaliação em serviço dos outros dois grupos. No tocante à formação dos licenciandos em Letras, a prática reflexiva desenvolvida, que inclui pesquisa teórica, transposição didática e ação pedagógica, desenvolve sua profissionalidade docente, na perspectiva dos letramentos críticos e da justiça social.
Alunos envolvidos:  

 

Integrantes: Marcia Lisbôa .

Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística - PPLIN

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