Convênio internacional

Acordo de Cooperação Internacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ -, Brasil, com a Universidade da Georgia – UGA -, EUA

2019 - Atual

Formação e Conexões entre alunos da UERJ e  do Latin American and Caribbean studies Institute

Coordenadora pela UERJ : Maria Crstina Cardoso Ribas

Coordenador pela U.G.A.: Frans Weiser

Acordo de Cooperação Internacional  UERJ/U.G.A.:

Como identificação do objeto a ser executado, o Convênio pretende desenvolver pesquisa conjunta entre professores pesquisadores do Brasil e E.U.A., membros efetivos das universidades acordadas, visando promover um diálogo teórico-crítico em torno da produção lítero-cultural contemporânea, com ênfase nas Adaptações de textos literários para outras mídias, sob o crivo das Intermidialidades. A proposta estende-se à formação de professores de Letras e áreas afins. As produções resultantes são de ordem teórica, metodológica, crítica e pedagógica de autoria e/ou organização dos pesquisadores das Instituições parceiras e também incluem: editoria conjunta de dossiês em revistas acadêmicas especializadas; Mini-cursos; Palestras; Seminários. O citado convênio terá como coordenadora, no Brasil, a professora pesquisadora da UERJ/FFP Maria Cristina Cardoso Ribas e nos EUA, um grupo gestor da UGA representado por Dr. Noel Fallows; o período de duração será de 2019 a 2023, podendo ser renovável caso haja interesse das partes.

 

Produtos do convênio

•             Lecture: The Unknown Machado de Assis: Correspondence and the Making of The Brazilian Academy of Letters (proferida presencialmente por mim na Universidade da Georgia, em Athens, dez. 2019)

•             Cultural Event for undergraduate Students: Brazilian Culture -  (presencial, dez.2019)

•             Course on Graduate level: Lecture and cotaught on Nelson Pereira dos Santos film Como era gostoso o meu francês, Re-reading Anthropophagy. (presencial, dez.2019)

•             Course on Undergratuate:  Adaptation Studies: Re-rereading Machado de Assis’s novels and media transposition (presencial, dez.2019)

•             Lecture: Prof. Dr. Frans Weiser, Adaptations Studies (graduação e pós-graduação, Letras) (presencial na FFP/UERJ (2019)

•       A partir da Exposição Brasiliana Iconográfica, escrevi o artigo “Poética das Conexões”, publicado no Site do Itaú Cultural (http://conexoesitaucultural.org.br) e entrevistei o brasilianista Richard Gordon, então diretor do Lacsi (Latin American and Caribbean Studies Institute), sobre seus livros Cinema, Slavery and Brazilian Nationalism e Canibalizing the Colony: cinematic adaptations of Colonial Literature in Mexico and Brazil.

•      Mesa redonda remota no V Seminário PPLIN, com Frans Weiser e Richard Gordon intitulada: Os estudos brasileiros das Letras nas academias norte-americanas em tempos de Covid (30/10/2020).

•             Organização de livro em andamento – previsto para 2023 a ser publicado nos E.U.A.

•      Participação em e-book da Coleção PPLIN Presente - número org. por mim, Thaís Flores Nogueira Diniz (UFMG) e Alex Martoni (UFJF) - Verba Proap Capes/Faperj. O número está em revisão final para ser enviado à editora.

Membro do Projeto NuPELLI(2022)  Núvcelo de Pesquisa e Extensão em Leitura, Literatura e Intermidialidades.

Outros convênios

Acordo de Cooperação Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística - PPLIN / Unidade de Desenvolvimento Tecnológico - UDT/LABSEM

2017 - Atual

Descrição: O Acordo de Cooperação entre o PPLIN e a UDT LABSEM tem por objetivo estimular a atuação, em rede, com a finalidade de promover o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Pretende-se o aprimoramento das áreas dos Estudos de Língua e Linguísticos e dos Estudos Literários e de Literatura. Enquadram-se as seguintes ações: (i) formação contínua de pesquisadores, docentes e discentes; (ii) qualificação de pesquisadores, docentes e discentes em atividades de ensino, pesquisa e extensão, (iii) aprofundamento de reflexões em torno dos Estudos de Língua e Linguísticos e dos Estudos Literários e de Literatura.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Outra. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (24) . 

Integrantes: Marcos Luiz Wiedemer / Eloisa Porto Corrêa / Paulo César Silva de Oliveira / Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra / Darcília Marindir Pinto Simões  / Flavio García Queiroz de Melo.

Convênio – Tribunal da Justiça do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

2014 - Atual

Descrição: O Projeto de Extensão Letrajovem é desenvolvido em parceria estabelecida entre a Reitoria da UERJ e o Gabinete da Presidência do TJERJ desde 2014 e tem por objetivo a oferta de oficinas semanais de Leitura e Produção de Textos com duas horas de duração. O público alvo das oficinas, as quais atendem a uma média de 60 adolescentes, jovens e adultos por semestre, é constituído por participantes dos seguintes programas do Departamento de Sustentabilidade e Inclusão Social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro: Justiça Pelos Jovens (jovens, de 16 a 24 anos, que cometeram ato infracional); Jovens Mensageiros (jovens 18 a 24 anos oriundos de famílias de baixa renda e/ou em situação de risco social); Pais Trabalhando (pais e mães de famílias em risco social); Começar de Novo (egressos do sistema penitenciário). As oficinas Letrajovem, além de desenvolverem as capacidades linguísticas dos participantes, colaboram, dentro de um conjunto de ações, para sua inclusão social, cujos melhores indicadores são a baixíssima taxa de reincidência em crimes pelos egressos do JPJ (12%) e do CN (5%) e o sucesso na avaliação em serviço dos outros dois grupos. No tocante à formação dos licenciandos em Letras, a prática reflexiva desenvolvida, que inclui pesquisa teórica, transposição didática e ação pedagógica, desenvolve sua profissionalidade docente, na perspectiva dos letramentos críticos e da justiça social.
Alunos envolvidos:  

 

Integrantes: Marcia Lisbôa .